segunda-feira, 11 de junho de 2012

Última exibição do semestre: "Um Homem Bom"


Data: 19/06/2012 (terça-feira)
Local: Centro Cultural da UFMT
Horário: 18:30h
Entrada Franca


FILME : UM HOMEM BOM
Debatedor: Luiz Alves Corrêa

Ficha Técnica
Título Original: Good 
Gênero: Drama
Direção: Vicente Amorim
Elenco: Viggo Mortensen, Jason Isaacs, Mark Strong, Steven Mackintosh, Gemma Jones, Anastasia Hille, Ruth Gemmell
Roteiro: C. P. Taylor (peça), John Wrathall

SINOPSE
Baseado na peça do escocês Cecil Philip Taylor (1929-1981), o drama Um Homem Bom (Good, 2008) acompanha o professor de literatura John Halder, o "bom homem" do título, pai de família com uma esposa problemática, um sogro intrusivo e uma mãe doente. O fato de Halder escrever um romance de ficção defendendo a eutanásia não teria desdobramentos mais dramáticos, se não corresse o ano de 1933, em Berlim. É a ascensão de Hitler, e as palavras de Halder tomam uma leitura totalmente desvirtuada.
Defende-se historicamente que a sociedade alemã não tinha conhecimento do genocídio de judeus nos campos de concentração nazistas. O professor Halder, vivido por Viggo Mortensen ( Senhores do Crime) no filme dirigido por Vicente Amorim  (O Caminho das Nuvens), é um deles.
A certa altura da história, uma das alunas de Halder questiona, diante de uma passeata do partido nazista cheia de civis entusiastas, se "algo que deixa as pessoas tão felizes pode ser ruim". Essa é a questão central de Um Homem Bom e, também, a chave para entender a chegada de Hitler ao poder - regime que Hadler apostava, no começo do filme, muito antes da Segunda Guerra, que "não fosse durar".


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário