segunda-feira, 14 de maio de 2012

Proxima Exibição: Um Método Perigoso





Data: 29/05/2012 (terça-feira)
Horário: 18:30h
Local: Centro Cultural da UFMT
Entrada franca

Um Método Perigoso

Titulo Original: A Dangerous Method

Gênero: Drama
Origem: Reino Unido, França, Alemanha, Canadá e Suíça
Direção: David Cronenberg
Roteiro
: Christopher Hampton e John Kerr
Elenco: Viggo Mortensen, Keira Knightley, Michael Fassbender, Vincent Cassel, Sarah Gadon, André Hennicke, Arndt Schwering-Sohnrey, Mignon Remé, Mareike Carrière, Franziska Arndt, Wladimir Matuchin, André Dietz

Debatedora: Gizelda Capilé

Sinopse
O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido, mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas idéias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.


Por Gizelda Maria Capilé


            Crítica do Filme “Um Método Perigoso”
                             
             
              Baseado no livro “A Most Dangerus Method”, de Johnny Kerr e na peça teatral “The Talking Cure”, de Christopher Hampton, o filme “Um Método Perigoso”, de David Cronenberg, tem início no ano de 1904 com a internação de Sabina Spielrein (Keira Knightley) em um hospital psiquiátrico suíço, sob a responsabilidade do psiquiatra Carl Gustav Jung (Michael Fassbender).

           Sabina é uma jovem judia, de família abastada da Rússia, que se torna a primeira paciente do Dr. Jung a ser tratada através do método psicanalítico desenvolvido pelo médico neurologista vienense Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Este método preconiza a cura através da fala e no filme Jung propõe-se a ouvir Sabina colocando-se em uma cadeira atrás dela enquanto a mesma relata a atitude agressiva de seu pai quando ainda era muito pequena. Sabina discorre sobre a experiência, ao mesmo tempo aterradora e prazerosa vivenciada por ela quando apanhava do pai, demonstrando toda a sua desestruturação neste relato.

           Partindo do princípio que havia uma questão sexual permeando todo o transtorno psíquico de Sabina, Jung decide comunicar-se com Freud , primeiramente através de cartas e posteriormente fazendo-lhe uma visita em Viena juntamente com sua esposa Emma (Sarah Gadon). Esta visita possibilita o inicio de uma amizade bastante profícua entre eles, a ponto de Freud considerar Jung como “o príncipe herdeiro”, ou seja, aquele que daria continuidade ao legado psicanalítico.

           Cronenberg deixa transparecer em toda a sua obra as questões mais íntimas da natureza humana, trazendo á baila as dificuldades que Jung enfrenta como analista ao se envolver afetivamente com sua paciente e os conflitos enfrentados com Freud, seu amigo e orientador. Por ser bem mais velho que Jung, Freud aparece como uma figura paterna que precisa ser superada (simbolicamente o parricídio). Percebe-se aqui o surgimento de sentimentos de inveja e orgulho ferido promovendo a deterioração da parceria científica entre esses dois grandes nomes das ciências psíquicas. A relação de amizade entre eles estendeu-se por um longo período, vindo a deteriorar-se devido à discordância de Jung quanto ao conceito psicanalítico básico da libido como energia sexual apenas, o seu comprometimento amoroso com sua paciente Sabina Spielrein e os conceitos que gostaria de implementar à psicanálise e que Freud considerava como misticismo incoerente com o discurso científico.

            O filme é bastante interessante quando trata do sofrimento íntimo enfrentado por todos os personagens da trama. Jung é a figura central, porém, Cronenberg consegue mostrar Freud como uma figura austera e com força teórica e Sabina como uma mulher inteligente e consciente da força do seu desejo em relação ao seu analista Jung. Ela é tratada, sai do hospital psiquiátrico e se forma em medicina, tornando-se uma colaboradora de Freud e Jung e orientadora de vários analistas russos.

            Cronenberg exalta a coragem de Jung de viver integralmente tudo o que a vida lhe propõe, mesmo sendo criticado e rompendo com os seus pares, quando no final ele diz: “Jung sofreu uma prolongada crise de nervos durante a 1ª guerra, da qual ele emergiu para tornar-se O Psicólogo mais importante do mundo. Morreu em paz em 1961...”

            “Um Método Perigoso” é um filme muito bem feito e que retrata os conflitos éticos apresentados pelos personagens na vivência diária daquilo que se quer e aquilo que se é possível viver. É o conflito típico dos profissionais que se lançam além da técnica na busca da cura de seus pacientes.